Tecnologia potencia sistemas de gestão de filas de espera

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Tecnologia potencia sistemas de gestão de filas de espera

O uso das tecnologias em ambientes de gestão de atendimento melhora significativamente o tempo de utilizadores em filas de espera. Esta é, de facto, uma característica qualitativa que se pode revelar como diferenciadora no momento de escolha do seu serviço ao cliente e do utilizado pelo seu concorrente.

Hoje existem filas para todo o tipo de serviços: hospitais, farmácias, museus, hotéis, supermercados, administração pública, cinemas, lojas, entre muitos outros exemplos. Isto poderia ter um significado positivo no impacto de um determinado negócio, não obstante poderá representar também uma fraca gestão e qualidade de atendimento, que poderá levar a reclamações constantes por parte do cliente que “mancham a imagem” do serviço ou produto. Na verdade, este é um problema que afeta a todos os envolvidos diretamente, já que os clientes são obrigados a esperar, por vezes longos minutos, para serem devidamente atendidos (situações que causam desconforto e aborrecimento ao cliente) e que os funcionários, em muitas situações, se vêm sobrecarregados com a afluência de serviço.

Contudo, atualmente destacam-se muitas soluções tecnológicas inovadoras para gestão de filas de espera que poderão, não só dar resposta a este problema, como também melhorar a experiência do utilizador durante o período de espera, tornando-a assim mais agradável e menos incómoda. Para além da criação de um ambiente confortável, limpo e organizado, as empresas poderão disponibilizar aos clientes vários serviços de atendimento.

Por exemplo, num local de prestação de serviço público, hospital ou farmácia, através da colocação de um quiosque interativo móvel com software de gestão de filas de espera e atendimento que direciona os utilizadores para o serviço mais indicado, que lhe faculta o tempo de espera e que ainda lhe envia um sms para o smartphone indicando quando e onde irá ser atendido. Em vários pontos do espaço, poderá implementar ecrãs de digital signage e mupis multitoque (estes permitem que vários utilizadores interajam em simultâneo e visualizem conteúdos diferentes) que transmitam informações relevantes para o cliente e que permitam assim que este interaja com a instituição e com os conteúdos disponibilizados pela mesma (websites, vídeos, imagens, jogos, notícias, entre outros).

Se tiver um restaurante ou um parque de diversões, então aí poderá optar por instalar vários quiosques interativos para gestão de filas de espera em locais estratégicos com software e hardware próprio e certificado para a visualizar e selecionar de produtos e serviços, efetuar reservas e fazer pagamentos.

Caso seja diretor de um museu ou centro interpretativo poderá optar por mesas digitais ou quiosques interativos que facultarão ao cliente um serviço de informação e reserva de bilhetes para diferentes exposições. Após a compra no quiosque, o cliente poderá fazer o download do seu bilhete através de um QRCode e apresentá-lo na zona de acesso ao museu.

Se colocar em prática alguns destes exemplos no seu espaço, loja ou estabelecimento poderá comprovar que irá melhorar significativamente o seu serviço de gestão de filas de espera e, consequentemente, a opinião do cliente sobre o seu produto.

Poderá encontrar todas estas soluções no website da marca Wingsys. Para além disso e por ser fabricante, a Famasete disponibiliza também serviços de desenvolvimento de projetos à medida do cliente. Desafie-nos e melhoraremos o seu negócio juntos 😊